[Análise] Deadman Wonderland

Yoo, ta aqui a analise desta semana, dessa vez Deadman Wonderland (Link para download dos episódios no final da postagem)
 
Muitas vezes fantasiamos sobre como nossa vida seria caso algo incrível acontecesse de uma hora para outra. Dando um exemplo mais realista, quem nunca se pegou pensando no que faria com aqueles milhões ganhos na mega-sena?
Mas e o contrário, você costuma pensar?
E se sua vida calma se transformasse em um verdadeiro inferno de forma muito rápida? A verdade é que estamos sempre nos preparando para o melhor, estudando, nos aperfeiçoando, criando expectativas boas, mas pensar no pior não faz parte da nossa rotina, muito por isso seja tão difícil encarar a morte, mesmo que ela seja a única certeza de nossas vidas.
O anime coloca seu protagonista em uma situação limítrofe como essa. Em um dia normal de aula toda a sua turma é assassinada por um bizarro homem de vestimentas vermelhas, deixando apenas Igarashi Ganta vivo. Não tendo outras explicações plausíveis e sendo alvo de uma armação, o garoto acaba sendo sentenciado a morte pelas mortes ocorridas.
Deadman Wonderland passa-se num futuro próximo, por volta de 2020. Em 2007, um enorme acidente devastou a cidade de Tokyo. A capital japonesa ficou irreconhecível e é agora conhecida por Saitama. Do acidente pouco se sabe, as suas causas ou os factos que levaram a que ele acontecesse são desconhecidos, portanto, é referido apenas por Red Hole (Buraco Vermelho).
Na agora capital foi construída a Deadman Wonderland, uma prisão que esconde muita coisa e à primeira vista passa bem por um parque de diversões. Os prisioneiros são obrigados a participar em espetáculos para ganharem dinheiro que necessitam para sobreviver. Estes espetáculos lembram um pouco o tempo em que os Romanos iam ao coliseu ver batalhas até à morte. Aqui fazem-se desde corridas a lutas mano a mano, com milhares de espectadores, de todas as classes, onde os prisioneiros são vistos como animais cujas vidas não têm valor. Mas este lugar tem mais segredos. Divisões e celas secretas, onde habitam aqueles prisioneiros mais violentos que não podem voltar à sociedade e que possuem poderes capazes de grande destruição. Algo que devem descobrir por vocês mesmos.
 
O que é realmente decepcionante são as censuras colocadas em cenas de maior impacto visual. Todas as cenas onde teríamos uma morte mais violenta são censuradas, seja pelo escurecimento grande da imagem ou por clarões. Muito provavelmente nos DVD/BD isso seja alterado, mas para quem está assistindo pela TV acaba sendo ludibriado. E não estou reclamando disso apenas por querer ver sangue, não é isso. A questão é que muito do sentido que Deadman Wonderland vem dessa violência desmetida e surreal, criando toda uma atmosfera de tensão, o que acaba se perdendo em parte no anime, sendo mais difícil ainda de recuperar já que teremos apenas 12 episódios.
Após a sua sentença e completamente desnorteado, afinal, não só presenciou o assassinato de seus melhores amigos, mas também acabou culpado por eles ainda que seja inocente, Ganta é enviado para a única penitenciária privada do Japão, a Deadman WonderlandAs regras do lugar são extremamente rígidas, transpassa-las na maioria das vezes resultará em punições físicas severas. Além disso, aqueles no “corredor da morte” são obrigados a comerem uma espécie de doce no intervalo máximo de três dias, ou irão realmente morrer. Deadman Wonderland joga uma criança confusa em um mundo surreal, quase incompreensível para ela. O questionamento sobre a razão do seu destino e a tristeza pelo que aconteceu são explorados em todos os episódios.
Ganta no entanto, carregado mais pela raiva e pelos instintos de sobrevivência, vai mudando progressivamente as suas formas de comportamento a fim de não perecer e conseguir vingança, Além disso, o garoto ainda possui uma habilidade de transformar o seu próprio sangue em arma, o que terá uma forte influência na sua dinâmica com toda a prisão.
Mais forte que um shounen, menos denso que um seinen caprichado, Deadman Wonderland está ali em um limiar que divide o público juvenil do adulto. Ao mesmo tempo que temos o sofrimento psicológico do personagem sendo explorado, também nos é colocado um sistema de batalhas típico dos shounen com “poderes especiais”, influenciando fortemente a história. 

Download dos episódios de Deadman Wonderland clique Aqui

4 comentários: